FADEC


Fundação de Apoio ao
Desenvolvimento Científico

Transparência na gestão de recursos de pesquisa

Conheça como a FADEC assegura a transparência de suas ações e na simplificação de seus procedimentos para dar apoio à gestão de recursos de projetos de pesquisa.

Fachada da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento CientíficoO ano de 2019 foi importante trazendo mudanças na Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (FADEC). Em algumas de suas ações, a Fundação busca apoiar a administração de recursos em projetos de pesquisa da Universidade Estadual de Maringá (UEM) que recebem financiamento de diversos órgãos de fomento. Alguns programas de pós-graduação promovidos pela UEM também contam com o apoio da FADEC. Nesse ano, a Fundação publicou seu site na internet dando acesso a informações relevantes sobre a gestão de alguns de seus projetos. Além disso, decidiu divulgar quais projetos têm seus recursos organizados e tratados pelos técnicos da fundação.

A FADEC oferece serviços aos pesquisadores da Universidade que buscam por uma entidade que simplifique ações rotineiras para gerir seus projetos, como a contabilidade dos recursos financeiros, contratar serviços, celebrar convênios e agilizar alguns processos para a compra de equipamentos.

Para simplificar alguns dos procedimentos, a fundação disponibiliza formulários online e um manual de procedimentos que oriente o pesquisador em formalizar seus pedidos, a administrar os recursos financeiros e na prestação de contas. A FADEC conta com um corpo técnico experiente na administração de projetos em diversos campos.

Para conferir transparência às suas ações, a equipe técnica da Fundação tem buscado estar presente na internet através do um website próprio que conte um pouco sobre seu histórico, o estatuto de fundação, os diretores e seus conselheiros. A presença na internet permite com que os órgãos de controle possam acompanhar algumas das atividades que vêm sendo desenvolvidas pela Fundação. Todos as ações da FADEC contam com a apreciação e aprovação do Ministério Público e dos Tribunais de Contas do Estado e da União.

Hoje, a FADEC tem a Internet como uma ferramenta de apoio para dar transparência às suas ações e na prestação de contas junto à comunidade externa à Universidade.