FADEC


Fundação de Apoio ao
Desenvolvimento Científico

Apresentação da FADEC

FADEC apoiando a pesquisa na UEM desde 1989.

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico FADEC, é uma pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, instituída por professores da Universidade Estadual de Maringá – UEM, em 16 de outubro de 1989.

Regida por estatuto, tem como objetivo básico contribuir com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, a partir de articulação com entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, através de parcerias, contratos ou convênios, para a execução de programas de pesquisa, prestação de serviço e extensão, além de atividades de formação e aperfeiçoamento.

É dirigida por um Conselho Superior formado por representantes da administração superior da Universidade Estadual de Maringá – UEM, dos instituidores da FADEC e da comunidade local e regional. As atribuições administrativas e operacionais são exercidas por uma Diretoria Executiva, escolhida pelo Conselho Superior dentre os professores da Universidade Estadual de Maringá, que trabalha de forma voluntária, sem qualquer remuneração.

Desenvolve suas atividades, exclusivamente, em parceria com a Universidade Estadual de Maringá. Dentre estas destacam-se projetos de pesquisa, de prestação de serviço e extensão, cursos de mestrado, especialização e extensão.

Através desta parceria procura dar maior agilidade aos esforços de captação de recursos da UEM, viabilizando muitas atividades, através da simplificação de procedimentos burocráticos e do processo decisório.

A FADEC está aberta a todos os departamentos e unidades da UEM para desenvolvimento de atividades em conjunto. Além de apoiar os projetos, realiza toda gestão financeira/administrativa dos mesmos, respondendo pela viabilização de todos os projetos desenvolvidos sob sua responsabilidade.

Por tratar-se de uma Fundação está sujeita fiscalização do Ministério Público e presta contas aos Tribunais de Contas do Estado e da União, toda vez que administra recursos públicos. A critério do Conselho Superior, suas contas são auditadas por empresas independentes.